Monday 31 January 2011

Kabbalah 2 - Reativo e Pró-ativo

De acordo com o Zohar, existem somente 2 estados de espírito para a alma humana: REATIVO e PRÓ-ATIVO. Não existe nada entre os dois, nem além. Ou você está sintonizado em um ou em outro.

O estado REATIVO significa que você somente reage a tudo a sua volta. (ex: um insulto lhe desperta fúria, um elogia bomba a sua auto-estima, um negócio perdido lhe deixa nervoso, um aumento no salário o deixa feliz, uma turbulência no avião pára e vocIe respira tranquilo, etc). Nestes casos, algo externo controla as suas emoções. O seu estado de felicidade, medo, ciúmes e alívio são todos causados por estímulos externos. Você não foi a CAUSA dos seus sentimentos e sim, somente um EFEITO.

Em contraste, quando você está sintonizado no estado PRÓ-ATIVO, a vida não está acontecendo com você, e sim você está acontecendo a ela. Você é a CAUSA, você é o criador. Assim você tem a chance de revelar a felicidade do seu interior através das ESCOLHAS que está fazendo e nada ao seu redor dita o seu estado emocional.

Ser REATIVO é seguir, dar continuidade, entregar-se a um pensamento ou ação já existente, viciado, e ser PRÓ-ATIVO é ser criativo, autêntico, original.

Desconectar-se do modo REATIVO, e ir em busca do seu comportamento original, é a única maneira de encontrar o Mundo das Respostas, uma vez que você quebra a corrente, o padrão de ação-reação e cria uma nova realidade.

AGIR, ao invés de REAGIR, mudará toda a sua percepção de como tomar as rédeas da sua vida e ter o que deseja.

No comments:

Post a Comment